domingo, 25 de abril de 2010

Grande destaque no JORNAL PÚBLICO!

Grande destaque e excelente reportagem jornalística sobra a Acção de Sensibilização "Preservativos "ao" Papa em Portugal, na pág. 6 do Jornal PÚBLICO de hoje, Domingo. Um profundo agradecimento à jornalista Ana Cristina Pereira pela excelente peça e por nos ter ajudado a esclarecer muitas das questões à volta desta acção de sensibilização que nos é tão querida, nomeadamente motivos, objectivos, ataques, entre outros. Leiam que vale a pena! Aqui ficam alguns excertos da mesma:

"Abundam ameaças, através da Internet, mas os promotores da iniciativa não admitem recuar. Haja o que houver, distribuirão preservativos e folhetos informativos sobre a prevenção de Vih/Sida nas zonas de acesso aos locais onde Bento XVI celebrará missa"

(...)

No último Verão, Diogo Caldas Figueira foi visitar uns tios à Namíbia e contactou, pela primeira vez, com o vírus: trabalhadores seropositivos com filhos seropositivos. A experiência marcou-o. Dentro dele começou a desenvolver-se a vontade de fazer mais do que "dizer mal". O rapaz indignara-se ao ouvir Joseph Ratzinger (...) afiançar que, no que à sida diz respeito, o preservativo não é parte da solução, mas parte do problema. (...). Inquietara-se com as eventuais consequências de tais palavras. Deduzira que travariam a luta das organização não governamentais que no terreno tentavam sensibilizar as populações para o uso do preservativo.

(...)

"Estamos aqui pela luta contra a SIDA. Não estamos aqui contra o Papa ou contra os católicos. Muitos católicos associaram-se a nós."

(...)

"Nos comentários que se multiplicam ali e no Facebook, há quem os acuse de ter uma agenda escondida. Ora, são ateus ou gays ansiosos por ridicularizar o Papa e os católicos. Ora são covardes que nem têm coragem de organizar um protesto com cartazes e altifalante. Escreve alguém que assina Gusmão Xarelho: "Chamar à iniciativa "Preservativos ao papa", pretender distribuir preservativos a quem não vai precisar deles; dizer que não querem confrontos e provocações, mas fazer todo o programa baseado que dizem ser "declarações assassinas" do Papa (...) revela a vossa estupidez, demagogia e ódio".

(...)

"No início, o rapaz de 23 anos e as amigas ficaram chocados com os comentários que liam no blogue criado para divulgar a campanha. Diogo respondia até ao mais aceso dos insultos. Sempre a afirmar que esta "é uma acção de sensibilização pela positiva", que não pretendem "afrontar o Papa". "Escolhemos esta data por acharmos que é uma oportunidade dourada para chegar a uma população que noutra altura não estará tão sensívl", explica. Agora já se conformou.

(...)

"De uma coisa Diogo tem a certeza: não serão os insultos ou as ameaças que o farão desistir; nem a Joana, nem a Rita. Já houve quem lhes prometesse que irá à missa, mas que antes ou depois disso, lá estará, de t-shirt branca e com o laço vermelho, a distribuir preservativos e panfletos.

Ideia-chave: "O Vih é indiferente à religião" "


Para ler a notícia na íntegra basta clicar aqui ou aqui.

Um muito obrigado a todos por tornarem esta iniciativa realidade e apesar de não terem sido citadas no artigo, a "Preservativos "ao" Papa em Portugal", não retirando o mérito às outras todas associações, aproveita para reiterar a importância e o apoio incondicional da Opus Gay e da Associação CASA desde o início. Obrigado António Serzedelo e Manuel Damas!