quarta-feira, 12 de maio de 2010

Reflexos na Imprensa!

RTP



SIC



JORNAL PÚBLICO

"Levada a cabo apenas nas zonas de acesso à Praça do Comércio e imediações, como o Largo do Camões, a acção devia ter durado desde o início da tarde até à hora de começo da missa papal. Afinal, pouco passava das 15h30 quando os jovens tiveram de se ir embora. Não por causa de quaisquer insultos ou ameaças, que asseguram não ter sofrido, mas simplesmente porque a matéria-prima da campanha já se havia esgotado. "Não contávamos que os preservativos voassem tão rapidamente", admitia Rita Jorge. "Houve episódios muito pontuais de pessoas que ainda fizeram o gesto de os rasgar, mas não passou disso".

Uma das equipas de voluntários, que andou no terreno de T-shirt branca com lacinho vermelho da luta contra a sida, confirmava a inexistência de confrontos com os fiéis: "Houve pessoas que nos disseram que não se sentiam confortáveis com a distribuição de preservativos neste dia específico, mas não sentimos uma repulsa muito acentuada. Agora vamo-nos embora porque já gastámos todo o material". "


Resto da notícia aqui.


JORNAL EL PAÍS

Lo que empezó el pasado 20 de marzo con un grupo de Facebook con "un centenar de amigos", se ha transformado, según sus patrocinadores, en "una acción real de sensibilización contra el sida" que reúne ya a 15.000 simpatizantes. "El VIH es indiferente a la religión", dice uno de los lemas de la campaña, que convoca a los seguidores del Papa a "conocer el estado" de sus "ovejas" y a poner el "corazón" sobre sus "rebaños".


Resto da notícia aqui.

Obrigado!

Obrigado a todos os que se juntaram a nós ontem em LISBOA!

A acção de sensibilização "Preservativos "ao" Papa em Portugal" superou as nossas expectativas! 18 mil preservativos distribuíddos em menos de duas horas! Pacifismo e respeito foram as duas palavras de ordem! A mensagem foi passada e os objectivos verdadeiramente cumpridos e as pessoas mostraram-se abertas e receptivas!

OBRIGADO a todos coordenadores e voluntários por nos terem ajudado a tornar uma luta como esta uma realidade!

Ainda não tivemos tempo de ler as dezenas de noticias (nacionais e internacionais) sobre esta acção de sensibilização mas pelo pouco que lemos todas realçam o mérito da mesma, destacando o espírito de união e a postura pacífica e respeitosa que todos nós assumimos!

Mais uma vez um obrigado do fundo do coração a todos que ontem se juntaram numa luta contra a SIDA e SIM PODEMOS DIZER QUE ONTEM FIZEMOS A DIFERENÇA!

domingo, 9 de maio de 2010

Apelo!



Terça-feira a Acção de Sensibilização “Preservativos “ao” Papa em Portugal” deixa de ser um mero grupo de Facebook para se tornar uma verdadeira e REAL acção de sensibilização de luta contra a SIDA.

Lembramo-nos perfeitamente do dia 20 de Março em que o grupo foi criado no Facebook e em que convidamos cerca de “cento e poucos amigos”. Jamais algum dia imaginaríamos ter mais de 14.500 pessoas simpatizantes com esta iniciativa. Foi-nos informado, até, que a nossa acção era a página de Facebook com maior número de simpatizantes em Portugal, dentro de acções de sensibilização e lutas deste género. E tudo isto só foi possível porque à medida que cada pessoa entrava na página, lia os propósitos da iniciativa, acreditava nela e a ajudava a divulgar. Nada mas mesmo NADA poderia ter sido feito sem a vossa ajuda, sem a criação de um grupo coeso, de uma comunidade.

Mas não basta podermos todos orgulhar-nos de ter uma página de Facebook com quase 15.000 simpatizantes. É preciso muito mais do que isso. E é neste sentido que vos vimos fazer este último apelo.

Milhões de pessoa morrem em todo o Mundo devido a um vírus incontrolável que ataca tudo e todos sem qualquer tipo de cura. O preservativo continua a ser por muitos considerado algo “dos jovens”, “dos festivais de verão”, “símbolo de promiscuidade”. Sabemo-lo que não o é. Existem muitas formas de lutar contra esta doença. Uma acção simbólica e pacífica com base na sensibilização e consciencialização é uma delas. Uns dizem-nos que fazemos demais, outros que fazemos muito pouco. Mas como alguém um dia o disse, o poder da palavra é o mais forte.

Sei que qualquer um de nós “prefere” ficar em casa, criticar/concordar e ver tudo o que se passa na televisão porque é mais simples. Nós somos os primeiros a o afirmar. No entanto, acreditamos que esta acção de sensibilização poderá ter um impacto positivo na luta contra a SIDA e permitir com que outras acções deste género se desenvolvam noutros países. Vamos de uma vez por todas mostrar que a sociedade civil não está adormecida e que não se junta apenas para protestos, manifestações, jogos de futebol, campanhas políticas.

Vamos mostrar a todos que AINDA os portugueses conseguem acreditar em ideais e que ainda vivemos numa sociedade de ideais e que ACIMA DE TUDO ainda somos capazes de lutar por esses ideais. É neste sentido que apelamos, de alma e coração, para saírem de casa, vestirem uma t-shirt branca e juntarem-se a nós! As intenções estão presentes, os objectivos estão definidos…Mas precisamos de saber que todo o trabalho que cada um dos mais de 14 mil apoiantes tiveram nestes últimos 2 meses será recompensado com uma acção de sensibilização capaz de FINALMENTE marcar a diferença.

Sabemos que somos capazes de o fazer por isso VAMOS fazê-lo! Em nome da luta contra a SIDA, em nome dos milhões que diariamente morrem devido a esta doença, em nome e na esperança de uma futura cura, vamos tornar a Acção de Sensibilização “Preservativos “ao” Papa em Portugal” uma realidade! Vamos marcar a nossa posição, vamos alertar e sensibilizar e SIM VAMOS FAZER A DIFERENÇA!

Quando o único e principal valor que está em causa é a VIDA HUMANA, sabemos que por esta acção vale a pena LUTAR! Não vamos deixar passar esta oportunidade de juntos contribuirmos para um mundo melhor! É assim que se muda o Mundo….tentando!

Quando sentimos que o que fazemos é tão simplesmente uma gota no oceano, lembramo-nos que o oceano não seria o mesmo sem essa gota!

A todos, católicos e não-católicos, ateus e agnósticos, hetero, homo, bi ou transexuais, independentemente da raça, da ideologia política e de qualquer factor que eventualmente nos distinga uns dos outros, vamos unir-nos por esta luta que a todos nos toca!

A Acção de Sensibilização “Preservativos “ao” Papa em Portugal” tem o MAIOR orgulho em saber que poderá com a ajuda de todos fazer uma marca decisiva na luta contra a SIDA!

Vamos em frente!

A todos o maior Obrigado por todas as palavras, ajuda, esforço nestes últimos meses. Chegou a nossa hora!

Pel’ Acção de Sensibilização “Preservativos “ao” Papa em Portugal”
Diogo Caldas Figueira
Joana Vieira da Silva
Rita Barroso Jorge