sábado, 10 de abril de 2010

CASA apoia "Preservativos "ao" Papa em Portugal"

Estamos a crescer cada vez mais! Mais uma excelente notícia! A Associação CASA - Centro Avançado de Sexualidade e Afectos acabou de declarar oficialmente o seu apoio a esta iniciativa! Um profundo obrigado ao Prof. Doutor Manuel Damas e a Diogo Silva, Presidente e Vice-Presidente da CASA, respectivamente. Obrigado por toda a disponibilidade e pela simpatia!


Prof. Doutor Manuel Damas, Presidente da CASA
: "A CASA está sempre disponível para apoiar atitudes que se demonstrem meritórias. Depois de analisada a campanha "Preservativos ao Papa", todas as implicações e seguros de que esta não seria uma atitude de confrontação ou de hostilização de alguém que visita Portugal a título oficial e que é, para todos os efeitos, o chefe da Igreja Católica, a CASA decidiu manifestar o seu apoio oficial à campanha, saudando a iniciativa e congratulando-se por mais uma atitude que emana da sociedade civil. "



Diogo Silva, Vice-Presidente da CASA: "Obrigado nós, por esta magnifica iniciativa. Acho importante haver um apoio forte a todas as formas de intervenção, principalmente as que crescem genuinamente da própria sociedade. Obrigado. "

4 comentários:

Bruno Micael disse...

Boa noite,

Antes de mais quero felicitar-vos por esta iniciativa e pelos apoios que têm movido!

Tenho pena que grande parte das pessoas que visitam este espaço não percebam que isto não é uma afronta à Igreja ou ao Papa, mas sim uma forma de despertar mentalidades em relação a um flagelo que mata centenas por dia... aliás já está a despertar mentalidades pela quantidade de comentários anti-preservativo que por aqui andam.

Não vou dar uma lição do preservativo, até porque, sou muito novo para isso. No entanto, digo que várias instituições católicas presentes em África, distribuem preservativos, aliados a um planeamento familiar ajustado a cada caso.

Infelizmente, não poderei estar nas vossas iniciativas mas seguirei atentamente através do Facebook. E já fiz divulgação no meu blog para que todos os meus leitores possam também participar nesta iniciativa!

Novamente, os meus parabéns e muita força.

Estou convosco!

Abraços!

Diogo Caldas Figueira disse...

Muito obrigado por acreditares nesta iniciativa que nos é tão querida, Bruno!

Um grande abraço,

Diogo Caldas Figueira

JAM disse...

O actual Santo Padre tem parcialmente razão num aspecto: o uso do preservativo, só por si, não resolve o problema da pandemia do VIH e neste ponto termina a infalibilidade Papal sobre o assunto.

Há todavia uma conclusão técnica, baseada em anos e anos de ciência e de experiência, que já foi possível deduzir: o uso do preservativo é uma medida de Prevenção e de Redução de Riscos absolutamente necessária para prevenir a propagação da pandemia do VIH/SIDA.

Aqui, na Universidade do Algarve, tenho a honra de ter desenvolvido (em parceria com o CAD e a CNLCS), desde 2002, um Programa de Prevenção de Comportamentos de Risco que envolve:

1 - A distribuição semanal (e gratuita) de preservativos com informação anexa a todos os alunos das residências universitárias e aos alunos e funcionários que frequentam os bares, cantinas e serviços médicos da Universidade;

2- O rastreio de VIH efectuado todas as semanas, alternadamente em cada pólo da UAlg, através de uma unidade móvel;

3 - Sessões de formação ao longo do ano e uma intervenção anual - chamada de TU DECIDES -que decorre durante toda a semana das festividades da Queima das Fitas (que aqui se chama "Semana académica"), evento anual esse que alia a vertente da prevenção formativa sob 2 aspectos de redução de riscos: o VIH/SIDA e a condução sob efeito do álcool.

Ao longo destes anos que decorre o Programa de Prevenção da UALg distribuímos mais de 500 mil preservativos, efectuámos mais de 200 rastreios semanais de VIH/Sida (e 3600 testes de alcoolemia durante as semanas académicas).

Resultado quanto ao tema do VIH/SIDA? Agora, ao contrário de quando iniciámos, fala-se abertamente sobre a prevenção das DST em geral, os homens aderem cada vez mais ao programa (no início eram mais as mulheres), o feedback sobre o Programa de Prevenção é positivo em 96% dos casos (dados do último Inquérito interno de 2007, cuja tendência parece manter-se no de 2008 ainda em análise) e somos solicitados regularmente pelos alunos para intervir em sessões de esclarecimento sobre o tema e a prosseguir com as actividades de prevenção.

Os números, a mim, apesar do sucesso interessam-me relativamente: basta-me o facto que salvámos vidas. Nem que fosse apenas uma, já tinha valido o esforço. Pois não é que Quem Salva uma Vida, salva a Humanidade?

O Santo Padre e o Cardeal Patriarca que recentemente fizeram afirmações dúbias, lamentáveis e que não lhes fazem justiça, não sabem ou não querem saber, mas a Verdade - Divina - é que a ignorância, mesmo que seja a Santa Ignorância, mata!

Que Deus lhes perdoe.

Samuel Ribeiro disse...

Mais uma prova de que esta iniciativa não se trata de uma recepção hostil do Papa, mas sim de uma consciencialização prática daquilo que um grupo de pessoas, que chega aos milhares, pensa acerca de uma forma de combate à propagação do virus da sida