quarta-feira, 5 de maio de 2010

"Porta-Voz da Comissão Episcopal Portuguesa nega que "Preservativos "ao" Papa" seja uma afronta!"

Sentimos que a nossa mensagem começa finalmente a ser entendida e começa-se a perceber como sempre reiteramos que não se trata de uma afronta à Igreja mas sim de uma luta contra a SIDA, tendo por base o pacifismo e o respeito. Para muitos dos críticos desta acção de sensibilização, peço-vos mais uma vez para reflectirem sobre a mesma e entenderem finalmente que não haverá qualquer tipo de afronta mas sim uma simples e simbólica acção de sensibilização.


"O Padre Manuel Morujão, disse hoje acreditar que «vai prevalecer o bom senso» quando questionado com uma iniciativa que prevê a distribuição de preservativos durante a visita do papa, noticia a Lusa.

(...)

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa considera que «Cada um é livre para fazer aquilo que quiser, mas o respeito fica bem a qualquer pessoa de esquerda ou de direita, católica ou agnóstica ou ateu», considerando que «vai prevalecer o bom senso para que cada coisa tenha o seu lugar».

Para o responsável, a visita é um acto de «acolhimento de um chefe de Estado» e não de «propaganda de nenhuma campanha», negando, no entanto, que a iniciativa seja uma afronta para a Igreja Católica.

«Afronta-se a si mesmo quem quebra as regras do jogo e aqui as regras do jogo são as do respeito, são as da aceitação, do acolhimento»

(...)"


Leiam o artigo na sua íntegra aqui ou aqui!

Obrigado a todos por nos ajudarem a espalhar esta mensagem e a tornar esta acção de sensibilização uma realidade!

8 comentários:

Anónimo disse...

Caros senhores.
A SIDA é a pandemia do nosso século, e sem dúvida, o correcto, repito,o correcto uso do preservativo é uma das formas de prevenção. Não entendo no entanto a necessidade desta medida coincidir com a visita do Papa a Portugal. A LUTA CONTRA A SIDA DEVE SER PRIORIDADE SEMPRE. Não apenas para a busca de protagonismo e tempo de antena. Recebamos sua Santidade com o respeito que nos merece, sejamos nós ou não católicos, crentes ou não crentes, que reine a boa educação. Espero que a vossa iniciativa corra bem, e que não arranjem confrontos com aqueles que de vocês discordam. Assim como espero que não se metam convosco. A SIDA mata, mas também mata a ignorância.

Anónimo disse...

Que campanha estranha. O que é que o Papa tem a ver com a SIDA??
É um desperdício estar a distribuir preservativos aos católicos que devem ser os que menos precisam.
Acho que não consigo imaginar nada mais insólito. Só talvez distribuir preservativos à porta da igreja ou da mesquita ou, melhor ainda, aos padres =P
Tomem tino! A SIDA precisa de ser combatida onde ela mais existe.

Anónimo disse...

pq nao vao distribuir preservativos para a porta da mesquita?

jcerca disse...

A vossa cegueira é tanta que continuais a insistir nesta estúpida, provocadora e insensata acção.
Ainda bem que desistiram da provocação em Fátima "Altar do Mundo" para milhões de cristãos.
Ficar-vos-ia muito bem se fizésseis o mesmo no Porto e em Lisboa. Não faltam queima das fitas e festivais de Música para lançardes a vossa campanha. Só que - está-se mesmo a ver- o vosso objectivo é mesmo provocar,perturbar e insultar os mais legítimos direitos que cada pessoa tem aos sentimentos religiosos.
A continuarem com esta "palhaçada" num momento tão digno para Portugal, obtereis um saldo tremendamente negativo para os vossos "supostos" objectivos.

jcerca disse...

Ainda estais a tempo de sairdes, de cabeça erguida, desta trapalhada em que vos metestes. Caso contrário, podereis sair humilhados, ou até fisicamente magoados, pois ninguém vai aceitar esta vossa campanha provocatória, em momento tão solene para o nosso País.
Se houver distúrbios físicos (espero bem que não) sereis os únicos responsáveis por eles, dada a vossa teimosia em avançarem com esta lamentável e irresponsável provocação. Depois digam que não foram suficientemente advertidos para desistirem desta garotice de muito mau gosto.

Diogo Caldas Figueira disse...

Caro José Cerca, a quantidade dos seus comentários negativos relativos a esta acção de sensibilização já chegaram aos ouvidos da comunicação social que até nos perguntaram e questionaram especificamente sobre um dos seus comentários. Sempre nos acusou de querermos holofotes e tudo o mais, mas parece-me que o caro está-se a tornar uma celebridade à custa da incessante campanha contra esta acção e distorção da mesma.

A nossa acção baseia-se em dois pilares: pacifismo e respeito. Altas entidades da sua Igreja até já o entenderam. Pena que o José não o consiga entender.

As suas ameaças ficarão registadas para a posteriori.

Obrigado mais uma vez por nos mostrar que acções como esta são cada vez mais precisas, nomeadamente para tentar chegar a muitos Josés Cercas espalhados pelo país. O preservativo não é "coisa de jovens", de "festivais de verão" e "queimas das fitas".

Cumprimentos.

jcerca disse...

Caro Diogo Caldas
Para já devo dizer-lhe que é estranho, muito estranho mesmo e redutor o seu conceito de RESPEITO ao pretenderem perturbar, com uma inoportuna campanha, a visita oficial de um Chefe de Estado ao nosso País,agredindo mesmo os mais legítimos sentimentos religiosos de milhares de peregrinos que acorrerão para estar com o Papa. Se isso é algum respeito!.....
Em segundo lugar devo dizer-lhe que tenho o mesmo direito a manifestar-me contra as vezes que bem entender, tal como os vossos seguidores o têm feito.
Em terceiro lugar, como legista que é deveria ter obrigação de não confundir advertência com AMEAÇA. Agradeço que procure nos meus comentários todos um indício sequer de ameaça. Bem pelo contrário, por várias vezes, manifestei desejo contrário, face à eventualidade de tal vir a acontecer.
Finalmente e mais uma vez quero dizer-lhe que estou CONTRA o momento,contra o modo e contra a configuração como esta manifestação foi desenhada, tendo como alvo, a pretexto da luta contra a Sida, uma figura de Estado em visita oficial ao seu e meu País.
É esta a minha posição clara e sem qualquer ambiguidade.
Por isso estarei sempre contra e manifestarei esta minha posição onde quiser e as vezes que bem entender, mantendo sempre RESPEITO, mas NÃO CONCORDÂNCIA com opiniões diferentes, como tem acontecido.

ramitas disse...

Algo me intriga nesta campanha, assim como os argumentos que utilizam para a justificar. Acredito que os cristãos sejam daqueles que menos precisam dos vossos preservativos. No entanto, uma vez que se querem fazer passar por tão inocentes nestes vossos objectivos, deixo a pergunta: porque não estiveram hoje a sensibilizar os apoiantes dos jogos de futebol, ou até aqueles que se aglomeraram para festejar a vitória do Benfica. Aí sim, acredito que haveria muita necessidade de sensibilização...a qual foi desperdiçada por vocês...se é que querem mesmo que acreditemos nos vossos puros objectivos. Lamento que a Abraço se associe a esta iniciativa. É por isto e por outras situações, que aqueles que realmente contribuem...deixam de o fazer.