domingo, 9 de maio de 2010

Apelo!



Terça-feira a Acção de Sensibilização “Preservativos “ao” Papa em Portugal” deixa de ser um mero grupo de Facebook para se tornar uma verdadeira e REAL acção de sensibilização de luta contra a SIDA.

Lembramo-nos perfeitamente do dia 20 de Março em que o grupo foi criado no Facebook e em que convidamos cerca de “cento e poucos amigos”. Jamais algum dia imaginaríamos ter mais de 14.500 pessoas simpatizantes com esta iniciativa. Foi-nos informado, até, que a nossa acção era a página de Facebook com maior número de simpatizantes em Portugal, dentro de acções de sensibilização e lutas deste género. E tudo isto só foi possível porque à medida que cada pessoa entrava na página, lia os propósitos da iniciativa, acreditava nela e a ajudava a divulgar. Nada mas mesmo NADA poderia ter sido feito sem a vossa ajuda, sem a criação de um grupo coeso, de uma comunidade.

Mas não basta podermos todos orgulhar-nos de ter uma página de Facebook com quase 15.000 simpatizantes. É preciso muito mais do que isso. E é neste sentido que vos vimos fazer este último apelo.

Milhões de pessoa morrem em todo o Mundo devido a um vírus incontrolável que ataca tudo e todos sem qualquer tipo de cura. O preservativo continua a ser por muitos considerado algo “dos jovens”, “dos festivais de verão”, “símbolo de promiscuidade”. Sabemo-lo que não o é. Existem muitas formas de lutar contra esta doença. Uma acção simbólica e pacífica com base na sensibilização e consciencialização é uma delas. Uns dizem-nos que fazemos demais, outros que fazemos muito pouco. Mas como alguém um dia o disse, o poder da palavra é o mais forte.

Sei que qualquer um de nós “prefere” ficar em casa, criticar/concordar e ver tudo o que se passa na televisão porque é mais simples. Nós somos os primeiros a o afirmar. No entanto, acreditamos que esta acção de sensibilização poderá ter um impacto positivo na luta contra a SIDA e permitir com que outras acções deste género se desenvolvam noutros países. Vamos de uma vez por todas mostrar que a sociedade civil não está adormecida e que não se junta apenas para protestos, manifestações, jogos de futebol, campanhas políticas.

Vamos mostrar a todos que AINDA os portugueses conseguem acreditar em ideais e que ainda vivemos numa sociedade de ideais e que ACIMA DE TUDO ainda somos capazes de lutar por esses ideais. É neste sentido que apelamos, de alma e coração, para saírem de casa, vestirem uma t-shirt branca e juntarem-se a nós! As intenções estão presentes, os objectivos estão definidos…Mas precisamos de saber que todo o trabalho que cada um dos mais de 14 mil apoiantes tiveram nestes últimos 2 meses será recompensado com uma acção de sensibilização capaz de FINALMENTE marcar a diferença.

Sabemos que somos capazes de o fazer por isso VAMOS fazê-lo! Em nome da luta contra a SIDA, em nome dos milhões que diariamente morrem devido a esta doença, em nome e na esperança de uma futura cura, vamos tornar a Acção de Sensibilização “Preservativos “ao” Papa em Portugal” uma realidade! Vamos marcar a nossa posição, vamos alertar e sensibilizar e SIM VAMOS FAZER A DIFERENÇA!

Quando o único e principal valor que está em causa é a VIDA HUMANA, sabemos que por esta acção vale a pena LUTAR! Não vamos deixar passar esta oportunidade de juntos contribuirmos para um mundo melhor! É assim que se muda o Mundo….tentando!

Quando sentimos que o que fazemos é tão simplesmente uma gota no oceano, lembramo-nos que o oceano não seria o mesmo sem essa gota!

A todos, católicos e não-católicos, ateus e agnósticos, hetero, homo, bi ou transexuais, independentemente da raça, da ideologia política e de qualquer factor que eventualmente nos distinga uns dos outros, vamos unir-nos por esta luta que a todos nos toca!

A Acção de Sensibilização “Preservativos “ao” Papa em Portugal” tem o MAIOR orgulho em saber que poderá com a ajuda de todos fazer uma marca decisiva na luta contra a SIDA!

Vamos em frente!

A todos o maior Obrigado por todas as palavras, ajuda, esforço nestes últimos meses. Chegou a nossa hora!

Pel’ Acção de Sensibilização “Preservativos “ao” Papa em Portugal”
Diogo Caldas Figueira
Joana Vieira da Silva
Rita Barroso Jorge

5 comentários:

Pedro Figueira disse...

Sendo, tal como já foi mais que reafirmado, uma acção que não tem qualquer carácter de provocação à Igreja, à Religião ou à figura do Papa, mas tão somente o aproveitar a ocasião para sensibilizar as pessoas para um assunto de saúde pública muito sério, faz todo o sentido que qualquer cidadão responsável apoie esta iniciativa.
De qualquer modo, só o diálogo, movimentação e comentários que esta iniciativa já provocou permitem dizer que o objectivo que os organizadores procuraram (sensibilizar, despertar, lembrar, recordar a luta contra a SIDA) já foi alcançado.
Parabéns

Anónimo disse...

Os parvos do costume:
Não sou fanático religioso... antes pelo contrário, mas ao contrário de vós, não sou hipócrita!
Já distribui preservativos em discotecas, em festivais rock, na semana da queima das fitas... enfim, em locais e alturas onde sei que serão necessários.
Vocês vão fazer à "porta" de uma missa!!!
E depois dizem que não é para axincalhar a igreja??? Hipócritas!
Ao contrário de outros, quando me ofendem, não roubo gravadores... uso a técnica do Antero de Quental e parto para a bengalada!!
Espero que Deus na sua infinita misericórdia me perdoe os bofetões que der ao parvo que me vier entregar um preservativo.
Noutro local, aceito... uso até (não sou fanático religioso)!
Mas tal como ache errado um partido politico distribuir propaganda à porta da sede de outro partido, também vos acho uma cambada de parvos, provocadores e cobardes (baseados na esperança de que todos tenham a paciência de Cristo e não vos cheguem a roupa ao pelo)

Nuno Curado disse...

Vinha aqui deixar os meu Parabéns por esta excelente iniciativa! E principalmente deixar uma palavra de apreço aos 3 organizadores. Apesar de já seguir o vosso grupo no Facebook há uns tempos, gostei da conficança e sinceridade que passaram numa reportagem de televisão aqui á tempos.

Parabéns por salientarem continuamente o carácter de sensibilização desta acção. Ao contrário do Sr. Anónimo de cima acho que o local e a altura são muito bem escolhidos! E sinceramente tenho pena que o grupo no Facebook esteja repleto de fanáticos religiosos, ateus e indecisos que em vez de argumentar preferem insultar e chocar.

Tenho pena de não poder estar presente. A melhor das sortes para amanha!!
Nuno

João disse...

Vale a pena ler:
http://pdf.clipping.mediamonitor.pt/pdfTemp/etn_7697616_2503_0.pdf

Hannah disse...

AIDS (SIDA) é indiferente a religião, mas a CASTIDADE NÃO!
Cristão que não quer ter AIDS, vive a castidade e, quando casados, sexo somente dentro do matrimônio.
É simples, eficaz e agrada a Deus! =P